O que é estiagem e como minimizar seu impacto?

03/06/2021

O Brasil está passando nesse momento pela maior crise hídrica desde 1931, segundo o ministro Bento Albuquerque, a falta de chuvas no primeiro trimestre foi o suficiente para gerar sérios problemas, com as usinas apresentando níveis tão baixos quanto 2013. Reservatórios operam em níveis baixíssimos e a previsão da nova temporada de chuvas é apenas em novembro, desta maneira quem opera em setores o qual dependem diretamente de grandes volumes de água devem se preparar para os próximos meses.
Em setores rurais a falta de água pode se tornar um problema ainda maior pois, com níveis tão baixos nos reservatórios, não é incomum a interrupção ou limitação do fornecimento do serviço de água, gerando incontáveis prejuízos tanto para a lavoura quanto para pecuária.

Afinal o que é estiagem?

A estiagem é um fenômeno climático que tem como principal consequência a falta de chuva por períodos prolongados. Diferentemente da seca, que tem duração permanente, a estiagem é sazonal. Por conta da falta de água, principal impacto negativo da estiagem, a prioridade de abastecimento passa a ser o ser humano. É aí que a agropecuária, as indústrias e os serviços passam a ficar comprometidos. Outro setor que é fortemente afetado é o de energia, trazendo custos maiores na conta pois, no Brasil, a principal produção vem das hidrelétricas.

E como minimizar seu impacto?

Prepare-se com antecedência para o período. A instalação de painéis solares pode auxiliar a não ter surpresas maiores na conta de luz e fugir dos possíveis "apagões". Já a construção de um poço artesiano auxilia para que você não dependa diretamente do sistema de abastecimento de sua cidade, reduzindo também nas despesas de água e, diferente de poços caipiras ou semi artesianos, tem uma vazão maior e maior qualidade de água também e, com a análise adequada da água é uma fonte utilizada até para o consumo humano e animal. Outro ponto interessante é que terrenos com poços artesianos tendem a ter uma maior valorização, se tornando um excelente investimento para o futuro.

A Jundsondas está aqui para auxiliá-lo a ter seu poço artesiano e garantir a qualidade de seus serviços cuidando desde à perfuração até a documentação necessária, além das manutenções e análises. Previna-se da estiagem e mantenha seu negócio livre de imprevistos!