Como é feita a limpeza de um poço artesiano?

03/07/2020

Uma das maiores vantagens de ter um poço artesiano é obter água potável, mas sem a limpeza periódica e os demais cuidados, você pode perder este benefício.
A limpeza do poço artesiano deve ser feita com base no seu tempo de uso e idade da estrutura. Normalmente é indicada para ser realizada 1 vez ao ano mas, se for um poço antigo, recomenda-se fazer a limpeza com menor frequência.
O acumulo de sujeira dentro do poço, além de interferir na qualidade da água bombeada, pode trazer problemas como ferrugem, incrustações e furos na tubulação, obstrução da bomba ou desgaste dos rotores.
Conheça as principais etapas de como é feito o procedimento:
Primeiro é necessário fazer um bombeamento ou circulação interna se utilizando de um compressor de ar. Nesse procedimento é aplicado um sabão biodegradável (HEXA-T) para retirada das partículas mais grossas.
Em seguida ao período de descarte da água são aplicados produtos químicos biodegradáveis para reforçar a limpeza. Esses produtos podem ser recirculados e/ou simplesmente diluídos dentro do poço, com intuito de desincrustar as sujeiras mais finas.
Por fim é feita uma desinfecção do poço utilizando-se normalmente Hipoclorito de sódio.
Para prolongar a vida útil e obter água de qualidade a limpeza deve ser conduzida por uma empresa com experiência e profissionais qualificados, como a Jundsondas, que conta com 48 anos de mercado e com a qualidade de serviços que você conhece e confia.