Meu poço secou? O que fazer caso o poço artesiano esteja saindo pouca água

04/08/2021

Uma bela manhã você se depara com um abastecimento fraco, quase escasso. Será que meu poço secou? Calma, ainda não tire essa conclusão! Existem problemas comuns que podem diminuir a vazão do seu poço, além disso ele também pode dar mais alguns sinais que não está indo bem, como: aparição de partículas na água ou apresentar uma coloração mais escura. Confira o que pode ter acontecido:

Falta de manutenção

A principal causa deste problema é a falta de manutenção preventiva, responsável por evitar que seu poço diminua a vazão ou pare de funcionar. As limpezas e manutenção devem ser feitas a cada dois anos para que não ocorra esse tipo de problema.

Incrustação

O filtro do seu poço pode ficar obstruído por partículas de areia, ferro ou algum outro tipo de sedimento encontrado no solo, o que impede a passagem de água e prejudica a vazão.

Danos ao revestimento

Quando o revestimento é danificado, permite que partículas e materiais sólidos passem para a água.

Bomba

O bombeamento de um poço também pode ter sido desgastado ou entupido, o que precisa de um reparo por uma equipe qualificada.

O que fazer?

O correto é solicitar uma análise assim que notar as primeiras alterações na vazão da água, assim os profissionais irão identificar o problema por meio de avaliações hidro geológicas, testes seletivos de vazão e filmagens internas. Também farão a aplicação da metodologia adequada: desobstrução, revestimentos adicionais, tratamentos químicos severos, resgate de peças aprisionadas ou caídas, aprofundamento, recuperação de diâmetros úteis ou alteração do regime de funcionamento.

O poço artesiano pode secar?

Um poço artesiano com mais de 100 metros, por exemplo, capta água de um aquífero, ou seja, de uma formação rochosa que funciona como um grande armazenamento de água subterrânea. Então se trata de um reservatório de água quase vitalício, desde que não haja super exploração, ele dificilmente secará, mas lembre-se que há vários parâmetros a serem analisados, por isso é essencial contratar uma empresa de perfuração qualificada para construir um poço artesiano legalizado, desta maneira você aproveitará ao máximo os benefícios que seu poço pode te proporcionar, por mais tempo.

Caso seu poço esteja apresentando qualquer um destes problemas, entre em contato conosco! A Jundsondas é referência em poços artesianos e com certeza poderemos ajuda-lo a diagnosticar o problema!