CONFIANÇA É TUDO!
Entre em contato: 11 4583 8700

Os riscos da perfuração de poços artesianos clandestina

Os riscos da perfuração de poços artesianos clandestina
souto
poços ilegais

Quais os riscos da perfuração de poços clandestina?

As vantagens de um poço artesiano são tentadoras: possibilidade de aumentar o volume do abastecimento, controle da qualidade da água e redução de custos. Muitas vezes, a fim de obter esses resultados a qualquer custo, empresas clandestinas perfuram poço de forma irresponsável e insustentável, prejudicando não apenas a qualidade do projeto, mas também todo o meio ambiente. Veja a seguir os principais riscos assumidos por quem contrata uma empresa sem as devidas certificações e competências:

Água contaminada

Existem casos de contaminação do solo por um processo industrial, excesso de ferro e outros minerais, e sem a prévia análise técnica existe o risco de utilizar água proveniente de aquíferos com possível contaminação. Mesmo que a água se encontre límpida e sem odores, é possível que ela transporte substâncias altamente prejudiciais. Nesses casos, é preciso adequar o poço existente ou realizar um outra perfuração com um projeto direcionado a exclusão da captação da água ligada aos níveis não desejados.

Lençóis freáticos sobrecarregados

Perfurações clandestinas muitas vezes não realizam um estudo prévio, que leva em consideração a quantidade de poços instalados em uma determinada região. Isso pode resultar na construção de poços muitos próximos, o que pode contaminar o solo ou até mesmo reduzir  vazão da água.

Ilegalidade

Sem estudo prévio, também não há autorização para a captação de água superficiais ou subterrâneas. A falta de licença para perfuração e utilização de poço tubular profundo pode acarretar em sanções, além de sérios riscos para o meio ambiente.

O uso consciente dos recursos naturais não causa danos ao meio ambiente. Para preservar a água para as futuras gerações, é extremamente  importante respeitar as leis e todas as regras para construção e utilização correta dos poços. Clique aqui e saiba como a Jundsondas trabalha para se certificar que seus projetos sejam realizados de forma ética e transparente.