Qual o passo a passo para fazer um poço artesiano?

02/09/2019

Se você está avaliando a possibilidade de construir um poço artesiano no seu sítio, condomínio ou empresa, é importante que você conheça cada passo da perfuração de poços tubulares profundos, que têm a captação de água subterrânea ligada ao aquífero cristalino ou sedimentar. Entenda melhor o tema!

Projeto

O primeiro passo é conhecer o local onde será realizada a perfuração. Para isso é necessária uma área de 6 metros de largura e 22 metros de comprimento. Vale ressaltar que o projeto inicial pode sofrer alterações, interferindo na execução e custo da obra, devido a fatores ligados à geologia local.

Revestimento
Durante a perfuração, ao atingir o topo da rocha cristalina, é necessária a confirmação de sua consistência para que o poço possa receber os tubos de revestimento. Nos casos em que a rocha não apresenta consistência ideal, pode haver necessidade da extensão do tempo de confirmação de rocha para garantir ao poço qualidade e durabilidade.

Tubos de isolação sanitária
A utilização desses tubos é necessária quando já há uma previsão no projeto inicial, para contenção de desmoronamento ou perda de fluido. Também são utilizados quando há necessidade de isolamento sanitário devido à proximidade da obra à fontes conhecidas de contaminação.

Cimentação
É importante realizar a cimentação do espaço entre as paredes do poço e o tubo de revestimento e, na sequência, a laje de proteção, para o isolamento sanitário.

Teste de vazão e análise de água
Serve para aferir os valores hidrodinâmicos do poço, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), padrão DAEE, DNPM e outros órgãos.

Durante o teste é coletada uma amostra de água para análise em laboratório especializado da potabilidade, seguindo as especificações do Ministério da Saúde – conforme Portaria de Consolidação nº 5, de 28/09/2017.

Bombeamento submerso
A partir dos dados obtidos no teste de vazão e da necessidade de volume e armazenamento de água, é possível dimensionar o projeto do sistema de bombeamento submerso.

Para saber mais sobre como realizar a perfuração de um poço artesiano, fale com a gente!