Os riscos da perfuração clandestina de poços artesianos

02/09/2019

Quais os riscos da perfuração de poços clandestina?

As vantagens de um poço artesiano são tentadoras: possibilidade de aumentar o volume do abastecimento, controle da qualidade da água e redução de custos. Muitas vezes, a fim de obter esses resultados a qualquer custo, empresas clandestinas perfuram poço de forma irresponsável e insustentável, prejudicando não apenas a qualidade do projeto, mas também todo o meio ambiente. Veja a seguir os principais riscos assumidos por quem contrata uma empresa sem as devidas certificações e competências:

Água contaminada

Existem casos de contaminação do solo por um processo industrial, excesso de ferro e outros minerais, e sem a prévia análise técnica existe o risco de utilizar água proveniente de aquíferos com possível contaminação. Mesmo que a água se encontre límpida e sem odores, é possível que ela transporte substâncias altamente prejudiciais. Nesses casos, é preciso adequar o poço existente ou realizar um outra perfuração com um projeto direcionado a exclusão da captação da água ligada aos níveis não desejados.

Lençóis freáticos sobrecarregados

Perfurações clandestinas muitas vezes não realizam um estudo prévio, que leva em consideração a quantidade de poços instalados em uma determinada região. Isso pode resultar na construção de poços muitos próximos, o que pode contaminar o solo ou até mesmo reduzir vazão da água.

Ilegalidade

Sem estudo prévio, também não há autorização para a captação de água superficiais ou subterrâneas. A falta de licença para perfuração e utilização de poço tubular profundo pode acarretar em sanções, além de sérios riscos para o meio ambiente.

O uso consciente dos recursos naturais não causa danos ao meio ambiente. Para preservar a água para as futuras gerações, é extremamente importante respeitar as leis e todas as regras para construção e utilização correta dos poços. Clique aqui e saiba como a Jundsondas trabalha para se certificar que seus projetos sejam realizados de forma ética e transparente.